Espaço Aberto 

Ouça: Cristãos celebram Semana Santa e relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado

Convidado: Padre da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Eduardo Schuster
Data: 01/04
Assuntos:

  • Celebrações da Semana Santa e da Páscoa
  • Celebrações com público restrito e de forma virtual
  • Reflexão

O Espaço Aberto teve a participação do padre da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Teutônia, Eduardo Schuster, na manhã desta quinta-feira (1/4). Ele falou sobre as celebrações da Semana Santa e as comemorações de Páscoa. Considerando o cenário da pandemia, que afetou também as Igrejas, o padre explica que a Paróquia tem se organizado de forma discreta, orientando que os fiéis celebrem esse momento de fé, que é uma vivência pessoal e interna. “Quando a gente não vive uma fé madura, autêntica, dentro de cada um de nós, essa fé não se traduz”.

No dia de hoje entramos em um momento especial da Semana Santa, o tríduo pascal. Serão três celebrações, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia, três momentos que se complementam. Eduardo pontua que estas celebrações ocorrerão de forma restrita, com acesso virtual. Hoje às 19h acontece a missa do Lava Pés, transmitida pela redes sociais. Algumas pessoas foram convidadas a participarem da celebração, respeitando os protocolos vigentes. As celebrações na sexta, no sábado e no domingo ocorrerão da mesma forma. As famílias podem acompanhar de suas casas.

Pede-se que a comunidade tenha compreensão neste momento, onde a vivência destas celebrações é afetada pela pandemia em seu segundo ano. O padre ressalta que a Paróquia precisa seguir orientações que vem da Igreja, de ser colaboradores no cuidado e no combate ao coronavírus.

Ao estarmos vivendo um tempo que nos deixa confusos em alguns momentos, Schuster relaciona com a Quaresma, que nos ensina de que forma podemos lidar com a quarentena, um tempo fértil que não é em vão. Um tempo em que o cristão é convidado a voltar-se para dentro de si, deixando um pouco de lado a exterioridade, em busca de algo maior. Momento de nos prepararmos para que quando a pandemia passar, estejamos prontos para viver uma nova vida.

Ao final de sua fala, Eduardo faz uma reflexão aos ouvintes, fazendo-nos pensar sobre nossas atitudes e sobre o próximo, já que muitas vezes somos movidos pela vaidade e arrogância. “A Semana Santa nos faz olhar para Jesus, mas também nos faz pensar a partir de nossas atitudes, qual é o nosso jeito de ser, o que move a minha vida”.

Créditos da foto: Luciana Brune

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados